Translate

Siga o Leão...

sábado, 22 de junho de 2013


O GIGANTE ACORDOU!


Os manifestos que se alastraram por todo o país, quando o povo resolveu colocar para fora tudo aquilo que vinha sendo  reprimido, praticamente, de 20 anos para cá, se não servir para que haja mudanças radicais, pelo menos, estará servindo para mostrar para os governantes que, agora, BASTA! Basta de corrupção, de impunidade, de indiferença à melhoria da qualidade da saúde, educação, transporte, segurança e moradia; que são as bases da sobrevivência humana.
O mais incrível é que tudo começou pelo movimento PASSE LIVRE, liderado por jovens estudantes de São Paulo. A partir do momento em que eles foram às ruas, ganharam a adesão de vários grupos que reivindicavam saúde e educação de qualidade, acompanhados de defensores da mudança da nossa constituição com moral e ética, no que se refere à PEC 37 e, como não poderia faltar, vândalos que se aproveitaram dos protestos, para destruir o patrimônio público e saquear, bem como lideranças de sindicatos e partidos políticos, empunhando suas bandeiras, fazendo daquele manifesto, um palanque político, os quais imediatamente foram banidos.
 Tudo aconteceu no momento em que o país realizava um dos primeiros eventos esportivos programados para os próximos três anos. É lógico que momento melhor do que este será no próximo ano, quando o Brasil sediará a Copa do Mundo, uma vez que a intenção do povo acaba sendo a de chamar a atenção da Mídia Internacional, numa tentativa extrema de provocar tais mudanças reivindicadas, até mesmo porque o que se está gastando com estes eventos esportivos, daria para atender a boa parte da demanda reivindicada. Dilma que se cuide até o próximo ano e o seu sucessor também, porque em 2016  teremos as Olimpíadas.
Com certeza, agora estamos começando a viver  novos tempos. Os governantes, partindo primeiramente do executivo federal, deverão repensar os seus projetos políticos, com um olhar voltado para as necessidades de seu povo, caso contrário, um golpe de estado ou uma revolta armada pode criar um efeito dominó, onde muitas cabeças poderão rolar...O estopim já foi aceso!
O gigante, que estava deitado, eternamente, em berços esplêndidos, acordou ... Verás que um filho teu não foge à luta!





Um comentário:

  1. Ei padrinho!

    Concordo com você que este é um movimento de imensos impactos, e que já é uma vitória a forma como o povo não poderá ser ignorado. O brasileiro é cordial sim, mas pra tudo há um limite! ☺

    Mas a verdade é que muito me preocupada a forma como os militantes de partidos estão sendo hostilizados. Porque veja bem, eles já estavam lá. Desde sempre os partidos de extrema esquerda apoiam movimentos como o Passe Livre. E mesmo que estivessem sendo oportunistas, numa manifestação democrática é mais que natural que haja presença de todos, com seus cartazes e suas bandeiras. A hostilização destes grupo, com direito a bandeiras queimadas e ataques neonazistas como é o caso de SP, mostram uma perigosa tendência anti-democrática que devemos denunciar.

    As eleições do ano que vem serão animadas. Acho que os partidos pensarão duas vezes antes de não estabelecer pautas claras com o risco desse povo todo se enfurecer novamente. E há também essa preocupação com possíveis cancelamentos dos grandes eventos e todo o prejuízo público que isso acarretaria, o que deve deixar os governos pianinhos.

    Minha humilde opinião de cientista social é que essa é uma crise de representação. Ninguém mais se sente representado por partido nenhum e não há canais alternativos que nos permitam expressar nossas insatisfações. Se nós dois que somos politizados não vemos partidos que nos representam, imagina a massa que mal entende o papel e as propostas partidárias! Por isso acredito que a principal demanda deveria ser uma Reforma Política real (e que só acontecerá com o povo na rua, porque né, quem é que está lá na mamata que quer mudar os próprios privilégios?), e o que torna ela ainda mais importante é o reforço das instituições democráticas para evitar esse cenário infernal que você prevê no fim do artigo. Se hoje não somos representados, imagina num cenário de ditadura e golpe!

    Vamos torcer para que o gigante acordado não seja o mesmo da marcha pela família de 64, hehe! E vamos tentar aqui fazer o nosso papel e educar um pouco quem está perdido!

    E pode não parecer, mas estou muito otimista! As pessoas acordando por seus direitos é sempre, sempre excelente! Agora é se conscientizar junto com o despertar!

    beijos!

    ResponderExcluir

Seja Bem Vindo !! Seu comentário é muito importante!