Translate

Siga o Leão...

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


ENTRANDO NA DO "CANO" 

OU SÁBIOS ANCIÃOS




Ontem, passando em frente a um centro universitário, deparei-me com dezenas de jovens embriagados. Havia ocorrido, desde a hora do almoço, uma recepção de calouros, daquelas que nunca terminam. Então era início de noite e, num bairro nobre de Belo Horizonte, rapazes e moças ainda falavam insanidades, beijavam-se e deixavam no solo diversas poças de vômito. Refleti: “Esses jovens não sabem nada da vida”.

Por sinal, os únicos que detêm a real sapiência sobre a vida – eu seguia matutando – são os velhos. Passamos quase a vida toda sem saber nada da vida, e não nos damos conta disso. Mas felizmente o melhor está por vir: todos seremos um dia velhos e sábios! Exceto, claro, aqueles que morrerem antes de chegar lá.

Tenho uma filha de seis anos de idade que não sabe nada de nada. Ela seleciona alguns pretendentes a namoradinho - já teve até um tal de "Lelê" ( VIDE VÍDEO NA BARRA DE VÍDEO), seu primeiro namorado imaginário -  mas anda enfrentando certas barreiras da paixão: “Gosto do Gabriel, mas ele não serve para namorar... colore tudo rabiscado!”. Rebecca é, pois, ingênua. Tem medo de ficar sozinha em casa, acredita na existência do Papai Noel( MESMO SABENDO QUE O TIO ANAIR SE VESTE DE PAPAI NOEL DOS NATAIS EM SHOPPINGS EM BH), não consegue compreender por que chicletes e guloseimas em excesso fazem mal à saúde. Definitivamente, não tem ciência alguma das coisas.

Já os adolescentes pensam que conhecem da vida. Mas, para esses "aborrecentes", piercings, penteados escrotos ou notas altas no simulado do pré-vestibular constituem importante capital social. Adolescentes choram por amores que duram uma semana, xingam a própria mãe, não vive sem o seu celular e muito menos sem o seu computador. Apesar dos pesares, é uma fase linda e ao mesmo tempo a idade mais burra, que felizmente dura pouco.

Então chega a juventude, outra época de que a inteligência passa longe. Jovens se alcoolizam, ficam fora de si e são facilmente roubados por ladrões jovens. Estes últimos são também imbecis: cometem crimes e perdem a juventude atrás das grades. Jovens são realmente idiotas, pois engravidam as namoradas, sem um mínimo de maturidade. Jovens tomam anabolizantes. Há jovens tão tolos que se suicidam!...
Bem, tenho um filho de vinte e sete anos que não se enquadra mais entre os jovens. É, portanto, um homem feito! Com barba na cara, emprego fixo e alguns fios de cabelo branco. Contudo, ele admite que também se acomete à absoluta falta de juízo. Não sabe se casa, se compra um tênis novo ou mais uma camisa da seleção de outros países  ou um carro ou um ap. Num dia se angustia por ser demasiadamente boêmio. Noutro, está insatisfeito porque necessita aproveitar mais as delícias da vida.  Às vezes se vê como um incapaz.

Hoje encontro-me com o dobro da idade dele. Dizem que sou um "coroa" e continuo sendo um perfeito estúpido. Afinal, os coroas também não sabem nada da vida. Destroem a própria saúde para se encher de dinheiro; depois gastam fortunas em tratamentos de saúde. Há coroas que perdem a família por causa de uma gostosa com idade para ser sua neta. Há coroas envolvidos no suposto esquema do Mensalão. Há solteironas coroas e encalhadas. Há inúmeras outras traídas e/ou infelizes.

Por isso eu digo: quem sabe das coisas, de verdade, são somente os anciãos! Ah, esses sim, podem dizer que são sábios, sabidos, experientes... A minha única vantagem é ter já passado por todas as fases anteriores e estar quaaaaaaaaaase chegando na fase daqueles que sabem ...
Eu não sei dizer do que eles sabem... só sei que os velhos é que sabem das coisas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo !! Seu comentário é muito importante!