SOCIALISMO OU ASSISTENCIALISMO?
A política
paternalista do governo, representada pelas chamadas BOLSAS é algo bastante
polêmica e cabe aqui uma pequena reflexão.
Tudo bem que a
necessidade de socializar os bens é até uma característica do cristianismo, mas
por outro lado, nos é ensinado que se dermos um peixe ao homem ele comerá por
hoje, mas se o ensinarmos a pescar, terá o seu sustento por toda a vida...
Entremeio às teorias
socialistas há uma história bastante interessante para ilustrar:
“Um
professor de economia de uma
universidade do Texas(EUA), há mais ou menos 7 décadas atrás, disse
que nunca reprovou um só aluno antes,
mas tinha, uma vez, reprovado uma classe inteira. Esta classe em particular
tinha insistido que o socialismo realmente funcionava: ninguém seria pobre e
ninguém seria rico, tudo seria igualitário e “justo”.
O
professor então propôs um experimento socialista naquela classe. Ao invés de
dinheiro, usaria as notas deles nas provas. Todas as notas seriam concedidas
com base na média da classe e, portanto, seriam “justas”. Isso quer dizer que
todos receberiam as
mesmas notas, o que significou que ninguém seria reprovado. Isso também quer dizer, claro, que ninguém receberia um “10”…
mesmas notas, o que significou que ninguém seria reprovado. Isso também quer dizer, claro, que ninguém receberia um “10”…
Depois
que a média das primeiras provas foram tiradas, todos receberam “8”. Quem
estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram
ficaram muito felizes com o resultado.
Quando
a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos – eles
esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Aqueles que tinham estudado
bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da
alegria das notas.
Portanto,
agindo contra suas tendências, eles copiaram os hábitos dos preguiçosos. Como resultado,
a segunda média das provas foi “6”. Ninguém gostou.
Depois
da terceira prova, a média geral foi
“5”.As notas não voltaram a patamares mais altos, mas as desavenças
entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da
atmosfera das aulas daquela classe.
A
busca por “justiça” dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações,
inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No
final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala.
Portanto, todos os alunos repetiram o ano… Para sua total surpresa.
O
professor explicou que o experimento socialista tinha falhado porque ele foi
baseado no menor esforço possível da parte de seus participantes. Preguiça e
mágoas foi seu resultado. Sempre haveria fracasso na situação, a partir da qual
o experimento tinha começado.”
Então,
quando observamos o excesso de políticas assistencialista do governo, conclui-se
que quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar,
pois a outra metade irá sustentá-la, e quando esta outra metade
entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade,
então chegamos ao começo do fim de uma nação. É impossível
multiplicar a riqueza
dividindo-a.
Claro que há pessoas que necessitam ser assistidas pelo governo e isso é inegável,
mas deveria haver um critério e um controle muito bem definido para que as
pessoas pudessem ser beneficiadas. Com certeza essa parte da população não seria
tão grande como é hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja Bem Vindo !! Seu comentário é muito importante!