A MELHOR EDUCAÇÃO DO
MUNDO
O Brasil manteve a mesma
posição do ano passado e ficou no 88º lugar de 127 no ranking de educação feito
pela Unesco, o braço da ONU para a cultura e educação. Com isso, o país fica
entre os de nível "médio" de desenvolvimento na área, atrás de
Argentina, Chile e até mesmo Paraguai, Equador e Bolívia.
A classificação foi feita a
partir de um índice criado para medir o desempenho das nações em relação a
metas de qualidade para 2015 estabelecidas na Conferência Mundial de Educação
de Dacar, em 2000.
A
educação pública municipal de Monlevade não teria nada a perder para a educação
finlandesa, não fosse a desvalorização do educador. Por outro lado, a nível
nacional, temos muito a caminhar. Vejam:
A
Finlândia, um país no norte da Europa com 5,3 milhões de habitantes, ocupa hoje
o 16º lugar neste mesmo ranking. Este país, o mais setentrional do mundo, que
há 100 anos era um país periférico, agrário e subdesenvolvido, é hoje uma
das sociedades de conhecimento mais avançadas do mundo. Pode-se dizer que a
educação é uma das chaves de sucesso da Finlândia.
O ensino na
Finlândia é gratuito desde ensino fundamental até o doutorado e inclui material
escolar para o ensino fundamental, uma refeição quente diária, assistência à
saúde e serviços odontológicos e transporte gratuito. Desta maneira, garante-se
a igualdade de oportunidades de aprendizagem independentemente da classe
social, local de moradia, idioma materno, religião ou gênero.
Além disso, pode-se
considerar como fatores que contribuem para a qualidade da educação
finlandesa, entre outros, o foco no aprendizado e bem-estar individuais,
currículo base nacional com aplicação de acordo com a realidade local, ampla
rede de bibliotecas públicas totalmente gratuitas, cultura que ressalta a
atitude positiva em relação à escola e educação, cooperação interdisciplinar,
alto nível educacional do corpo docente (no mínimo mestrado), a valorização dos profissionais com
reconhecimento público e uma remuneração competitiva.
Normalmente, as aulas começam
geralmente por voltas das 8:00 e terminam às 14:30 (dependendo do dia). Muitos
alunos caminham para a escola, mas aqueles que moram muito longe e não têm
acesso ao transporte público, são transportados pelo município.
Geralmente
as escolas possuem, além das salas e aula, oficinas para artes manuais, música,
teatro, ciências, ginásio e biblioteca, jardim, cantos para leitura e mesas
para jogos e conversas. Os próprios alunos determinam metas semanais com seus
professores e escolhem as tarefas que conseguem realizar no seu próprio ritmo.
É possível ficar uma parte do tempo nas oficinas aprendendo por meio de
treinamentos práticos enquanto a outra parte pode ser dedicada ao
aprofundamento dos conhecimentos teóricos.
Uma aula tem, geralmente, duração de 90 minutos. O intervalo de 30 minutos é sempre no pátio da escola, não importa o clima. Vale ressaltar que as aulas não são utilizadas, de forma alguma, para memorização silenciosa: o aluno anda pela sala, colhe informações, pede ajuda ao professor, coopera com os outros e ocasionalmente descansa no sofá. A sala de aula é ativa e supervisionada pelo professor que tem autoridade, porém não usa métodos autoritários. Os princípios pedagógicos baseIam-se nas teorias de Freinet, educador francês que desenvolveu atividades hoje comuns, como as pesquisa de campo, o jornal de classe, cantinhos pedagógicos; criando, assim, um projeto de escola popular, moderna e democrática, acreditando que é preciso transformar a escola por dentro, pois é exatamente ali que se manifestam as contradições sociais.
O
aprendizado, entretanto, não se limita a sala de aula. O conceito de
aprender por meio de execução de tarefas é aplicado, por exemplo, na
forma de ensinar responsabilidade ao cuidar das plantas das escolas, da
biblioteca, da coleta seletiva e do jardim e dos animais. Os alunos ajudam,
também, na cozinha. Estas tarefas não são orientadas pelo professor, mas pelos
outros adultos da escola: faxineiras, cozinheiras, secretários e atendentes. A
responsabilidade de educar as crianças é dividida igualmente por todos evitando
estruturas hierárquicas desnecessárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja Bem Vindo !! Seu comentário é muito importante!