Translate

Siga o Leão...

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

TIRANDO A MÁSCARA



Hoje e por mais algum tempo, estarei vivendo ou me deixando viver, por conta do faz-de-conta.
A realidade é cinzenta, opaca, meio suja e chata. O cotidiano é um criado-mudo sem gavetas -  A verdadeira vida fermenta nas gavetas, entre o silêncio, a escuridão, o mofo e as traças: certidão de nascimento, certificados, diplomas, recibos, canhotos de talão de cheque, contra-cheques, extratos bancários, calendários velhos, chaves inúteis, fotografias desbotadas, recortes de jornais, cartões de felicitações, aquela placa recebida das normalistas de 1978 gravada: “Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fê-la tão importante...”(Saint-exupèry), imagens diversas e descoloridas pelo tempo, que a si mesmo devora; mas sendo tempo, é vida; sendo vida, é uma antecipação da morte - ... Não. O cotidiano não me interessa.

O que me interessa, às vezes, como neste momento, é a fantasia, a utopia, o mito, o devaneio, o sonho, a vida flor-noturna desabrochada no reino assombrado e mágico do faz-de-conta.

Faz-de-conta  que não ficamos há mais de sessenta dias parados, por causa da insensatez de um político que faz de conta que é Deus e ao mesmo tempo acende uma vela para o Diabo...

Faz-de-conta que por causa de tudo isto estou feliz ... afinal de contas, quem é que pode ter o privilégio de, depois de passar o mês de janeiro em férias, trabalhar quatro meses consecutivos e “ganhar” mais dois meses de” folga”...?

Faz-de-conta que estou bastante sensibilizado e agradecido, porque o prefeito mandou o secretário de educação mandar a diretora (que não é cargo de confiança do prefeito) da minha escola aceitar que professores contratados de outra escola nos substituíssem, para que os alunos não “perdessem” as aulas.

Faz-de-conta que a minha felicidade será maior ainda, porque quando retornarmos, segunda-feira, terei que arranjar pouco mais de 30 dias (sábados e feriados ) no calendário para pagar os 200 dias letivos ...

Faz-de-conta que “hoje (ontem) é um dia especial, os professores aprovaram a proposta do governo, pondo fim à greve. Com diálogo encontramos o caminho.” (contribuição do advogado-prefeito-mentiroso, Gustavo Prandini, numa rede de relacionamento)

Faz-de-conta que vamos retornar às aulas,  deixando as coisas por isso mesmo, inclusive as contas do FUNDEB, por estarmos satisfeitos com a proposta do governo que nos foi dada através do diálogo, sendo desnecessária a ida do prefeito a Brasília em busca de recursos para o pagamento, de acordo com a lei. 

Faz-de-conta que isso que está escrito aqui não é o fruto da leitura de uma crônica de Luís Martins, enxertada por coisas que nunca aconteceram com os educadores de nossa cidade.

Mas, não vou fazer de conta que não fiquei  sabendo que o prefeito disse que iria pegar pesado com os professores e espero que o prefeito NÃO FAÇA DE CONTA que vai continuar mascarado e imune por muito tempo, porque estamos retornando da greve por nós mesmos e, principalmente, para que tomemos mais fôlego para nos fortalecer, pois a nossa dignidade e respeito são bem mais fortes que a  prepotência e ironia dele; enfim, a justiça tarda, mas não falha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo !! Seu comentário é muito importante!