Translate

Siga o Leão...

domingo, 14 de agosto de 2011


EDUCAÇÃO ESCOLAR



O homem, ao nascer, passa a fazer parte de um mundo em construção. Ele passa então a ser, além de criatura, co-criador. Sendo assim, para viver em harmonia e sintonia com o mundo que se lhe afigura, principalmente por ser inacabado, como o próprio mundo, tende à perfeição. Para alcançar tal objetivo se educa e compartilha com o outro os seus múltiplos saberes adquiridos através da vida em sociedade.

A construção do mundo não é tarefa fácil, uma vez que ninguém consegue viver sozinho, nem tampouco construí-lo sozinho. A construção deste é coletiva e, assim sendo, é preciso saber lidar com as diferenças individuais, enfim, conviver; o que exigirá um esforço contínuo e uma organização sistematizada.

Neste ponto é que entra a escola, que tem um papel fundamental nesse processo, principalmente no que tange aos ensinamentos passados de geração em geração, como diz Furter: “...na qual a geração mais velha cuida dos futuros membros adultos...”, construindo assim a cultura de um povo e contribuindo para a participação do homem nas transformações sociais. Parafraseando Neidson Rodrigues, a partir do momento em que o indivíduo passa a ter uma melhor visão do mundo à sua volta, consequentemente, o mesmo estará sendo formado politicamente e culturalmente.

Enfim, assim justifica-se a educação escolar ter como objetivo a elevação do indivíduo, não somente no seu meio cultural, como também para o meio cultural, ajudando-o a pensar e não ensinando-o a obedecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo !! Seu comentário é muito importante!