Translate

Siga o Leão...

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

 VALEU A PENA, SIM!

Agora, pela manhã é que me dei conta de que eu teria que reiniciar as minhas atividades escolares depois de uma paralisação, que durou 61 dias consecutivos. Então questionei-me o que dizer ao meu aluno, quando ele me perguntasse se teria valido a pena... Nesse momento, lembrei-me do esforço contínuo do SINTRAMON e, principalmente, da comissão de greve  que, incansavelmente, batalhou, queimou fosfato, enfim, deu a cara para bater, seja nas negociações, seja junto à comunidade escolar e imprensa, tentando mostrar-lhes que a nossa greve era justa; a única arma contra esse des-governo municipal, que de uma forma prepotente e autoritária, tentava nos dar um calote, além de jogar a toda a comunidade monlevadense contra nós, através da mídia, pagando com dinheiro público informações falsas e enganosas.   
Qualquer greve, em qualquer tempo, independente da classe trabalhadora que a faz, com certeza, traz prejuízos para aqueles que dependem do trabalhador. Se você trabalha numa empresa de produção, é mais interessante para o patrão que a greve acabe rapidamente, pois se não há trabalho, não há produção; não havendo produção não há lucros. No nosso caso, educação pública, para o governante,  tanto faz se a greve dura 10 ou 60 dias, se isso vai ou não implicar em maior ou menor aprendizagem, pois para muitos políticos, quanto mais analfabeto o cidadão for, melhor, pois é mais fácil de enganá-lo na hora de pedir o seu voto.
Mas se engana quem pensa que uma greve não traz aprendizagem. Nesse ponto, tanto o educador como o aluno cresce, principalmente, politicamente. Toda greve é um laboratório de cidadania. Ao retornarmos para as nossas salas de aula, bem mais fortes que antes, socializaremos com os nossos alunos as nossas experiências adquiridas nesta paralisação. Cidadania passará a ser, definitivamente, um tema transversal em todas as disciplinas de nossa grade curricular.
Então, quando o meu aluno me perguntar se valeu a pena, direi :
VALEU A PENA, SIM!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo !! Seu comentário é muito importante!