Translate

Siga o Leão...

quarta-feira, 4 de abril de 2012


A ESCOLA EM MINHA VIDA.
UMA VIDA NA ESCOLA.





Seis de abril de 1972 ... já faz tanto tempo! Eu não saberia dizer-lhes onde estava, mas sabia que estava surgindo não mais uma escola em nossa cidade, mas “a escola”, como dizia o Prefeito Antônio Gonçalves em seu discurso de inauguração. Naquela época, cursava a 8ª série do primeiro grau na extinta Escola Estadual de João Monlevade, situada na também extinta praça do cinema em “Monlevade” (Centro Industrial). Mas, sabe-se que esta data se cristalizou em história, porque marcou efetivamente o início das aulas. O processo de criação da escola começara, entretanto, um ano antes. O Prefeito Municipal Prof. Antônio Gonçalves, tomando posse no início de 1971, deflagrara o processo, criando  a nova escola através da Lei Municipal Nº 260/71, defendida e apoiada pelo então presidente da Câmara Wilson Vaccari. Enquanto se levantavam as paredes do novo prédio escolar, a Comissão Municipal de Educação, composta pelos Professores Héber Fraga de Assis, Vicente Soares, Wilton Rodrigues de Oliveira, Lúcia Muniz Telles e Vilma Stéfani, construía seu projeto pedagógico.

O mais interessante, porém, é que aquele seis de abril de 1972, a despeito das dificuldades iniciais de qualquer empreendimento que toma corpo, iniciava alguns marcos para a história educacional de nossa cidade e que ao longo de quarenta anos estaria vocacionada a ser sempre a primeira, a saber: Primeira escola municipal em nosso município; Primeira escola a implantar a sondagem de aptidão profissional no ensino fundamental; Primeira escola a contar, na Equipe Técnica, além de Diretor e Secretário, com supervisores e orientadores educacionais; Primeira escola a atender com relativa tranqüilidade a crescente demanda educacional de Carneirinhos: 2.000 alunos; primeira escola a ter um anfiteatro próprio; a única escola  pública entre as 10 primeiras classificadas pela UFMG no ano 2.000; a melhor escola pública de ensino fundamental em todas as edições dos “100 Melhores”; a melhor nota do IDEB em nossa cidade; melhor destaque nas Olimpíadas de matemática; a primeira escola pública a oferecer acesso à internet aos alunos; as melhores  classificações nos jogos estudantis de Monlevade (JEM’s); a primeira a participar, com louvor, nos JEMG’s –Jogos Escolares de Minas Gerais;

É sabido que uma saga inesquecível, vivida com giz, poeira, livros e barro, era vivida pelos alunos e professores do Centro Educacional de João Monlevade, nos primeiros dias de aula, com o prédio ainda em construção.

Quatro anos depois, não é que eu viria a trabalhar nesta escola? O meu primeiro emprego de carteira assinada: Contínuo, Office-boy, como hoje se diz,e mecanógrafo. O tempo foi se passando e o meu relacionamento com a “professorada” e com as alunas do curso de magistério acendeu uma centelha de luz, direcionando-me a seguir uma das profissões mais digna; mais valorizada, pelo menos para aquela época. E nesta escola me instalei, definitivamente, vindo a ser professor e, ao longo destes 36 anos, a ocupar os cargos de coordenador de turno, coordenador Pedagógico, Vice-diretor  e Diretor.

Aqui, vi entrar diretores, professores, auxiliares administrativos, serviçais, alunos e os vi sair saudosos, orgulhosos de terem participado desta linda história, que hoje completa 40 anos, ilustrando a trajetória histórica de uma instituição de ensino que mudou a história da educação em João Monlevade. Viajo sempre a  relembrar os momentos mais significativos dessa caminhada resplandecente, de onde jorraram as luzes que iluminaram os novos caminhos não somente da educação da minha cidade, como também da minha vida afetiva e profissional .

Se para educar é preciso crer no semelhante, naqueles que constroem e, principalmente, prosseguir os rumos dos acontecimentos, fazendo história,  sinto-me bastante honrado por, ao mesmo tempo, fazer parte dela.

O Centro Educacional, há quarenta anos é uma escola admirada por todos, pois tem sido considerada a melhor de Monlevade pela pesquisa de opinião pública, devido ao trabalho, a competência e a dedicação de nossos incansáveis servidores: equipe técnico-pedagógica, professores, auxiliares administrativos e serviços gerais, não me esquecendo, principalmente daqueles que deixaram impressas as suas marcas na história do Centro Educacional, quando aqui se aposentaram e daqueles que foram para o descanso eterno.


06 de  Abril de 2012 ... Quarenta anos se passaram. As suas cores alvi-verde  se fazem mais nítidas, hoje, nas suas Bodas de Rubi ou de Esmeraldas. Esmeraldas. Por que não Esmeraldas? A cor verde sinaliza esperança, siga em frente ... além de combinar com o Cedro, as minhas Bodas: Trinta e seis anos dedicados àquela que proveu a mim e à minha família. Por isso, tenho muito a agradecer a Deus por ter colocado esta escola em minha vida, por estar construindo minha vida nesta escola. Parabéns à toda comunidade CEJiMISTA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo !! Seu comentário é muito importante!