Translate

Siga o Leão...

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012


QUARESMA:
Tempo de Conversão e Partilha



Quaresma, quarenta dias de preparação para a celebração da páscoa, a festa mais importante para o cristão. Quarenta dias que lembram a caminhada do antigo Povo de Deus através do deserto, para libertar-se da escravidão do Egito e conquistar a Terra Prometida. Quarenta dias, que recordam a luta inicial de Jesus, também no deserto, para vencer meios fáceis e falsos de felicidade e iniciar o anúncio do verdadeiro Reino de Deus.

Acontecimentos tão importantes não podem ser esquecidos e, mais do que relembrados, devem ser atualizados como experiência pessoal e comunitária. Por isso a importância de celebrar a fé que professamos, pois celebrar é viver. Para nós, cristãos, celebrar o ápice de nossa fé: a ressurreição de Jesus Cristo.

A Quaresma tem seu início na Quarta-feira de Cinzas e seu término no começo da Eucaristia vespertina da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa.
O tempo da Quaresma poderá ajudar-nos a relembrar as propostas de Cristo, e a fazer uma revisão em nossa vida, para reforçar o que houver de bom e consertar o que não estiver bem, e tomar as decisões convenientes. Tradicionalmente a Quaresma é marcada pelas idéias de oração, penitência e fraternidade. É tempo de Oração, de contato intenso com Deus, de diálogo mais comprometido e de reflexão mais séria. Penitência, vem a ser o nosso reforço para nos concentrar no que realmente importa, sem nos prender em ilusões. Tempo de Fraternidade ou tempo de Partiha mais generosa, de atenção redobrada às necessidades de nossos irmãos de perto e de longe.

Portanto, nesta Quaresma, somos convidados a nos preparar para a Páscoa de Jesus, para que, realmente, o que celebramos seja atualização de nossa páscoa em Cristo, o nosso renascer em Cristo. O que se exige nesse período é sempre uma abertura maior para a Palavra de Deus e intensa dedicação ao exercício de uma caridade verdadeira e ativa, o que nos levará à conversão, isto é, mudança de forma de pensar e de agir, da mente e do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo !! Seu comentário é muito importante!