Translate

Siga o Leão...

terça-feira, 27 de agosto de 2013

AJUSTAMENTO DE CONDUTA 

Após todas as turbulências, que envolveram nossas negociações salariais, desde o princípio do mês de Março até a nossa aceitação da proposta de reajuste, que na realidade foi feita pela Justiça Trabalhista e NÃO pelo Prefeito, esperamos que a administração municipal tenha aprendido a lição e saiba que, cobraremos da dela algumas condutas, para que possamos ter uma convivência mais harmônica, tendo em vista o resgate de todas as perdas morais causadas pelo (des) Acordo Coletivo. Sendo assim, há que se atentar para as seguintes reivindicações:

1º) Apresentação da secretária de educação aos demais educadores e das suas propostas para a gestão da educação na rede municipal, já que como bem o disse o prefeito: "Queremos os servidores alinhados ao nosso governo ..."
2º) Elaboração de um calendário de reposição das aulas, em comum acordo com os educadores da rede.
3º) Pagamento de 100% sobre o salário-aula, para a reposição da carga -horária perdida, já que o nosso ponto foi "cortado".
4º) Concretização do nosso plano de carreira.
5º) Respeito à lei 920/89, enquanto a mesma vigorar.
6º) Respeito à lei federal 11.738/2008, que dispõe sobre o pagamento do piso salarial, pelo menos, vinculando os nossos reajustes de acordo com o que determina a citada lei e pagando o 1/3 da hora-atividade.
7º) Prestação de contas do FUNDEB, dentro dos preceitos da lei federal 12.527/ 2011. 
8º) Cumprimento do acordo coletivo de trabalho.
9º) Estreitamento das relações de trabalho, baseado no respeito, diálogo e transparência.

Caso, a administração "pise na bola" com os servidores da educação, a educação pública municipal jamais será a mesma, uma vez que nunca se viu tanta desvalorização do educador como nos últimos 3 anos ...


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A LUTA VALEU! O PREFEITO CEDEU!


Em 2011, depois de deflagrarmos uma greve que durou 61 dias, ininterruptos, retornamos de "mãos vazias" e com um saldo estrondoso de dignidade. Naquela época, o prefeito anterior colocava uma das últimas pás de terra num mandato, que ainda estaríamos sujeitos a tolerar por mais um ano e meio.

Em 2013, depois de oito dias seguidos, de greve, iniciou-se uma "Operação |Tartaruga" em 13 de maio, que se encerra agora, contabilizando 12 dias de paralisação mais o equivalente a aproximadamente 22 dias letivos de perda na carga horária do nosso aluno.

No dia 13 de Março deste ano, o prefeito encaminhou aos servidores um bilhete, onde o mesmo pedia paciência e compreensão, uma vez que não tinha recursos para reajustar nossos salários. Em vez de propor o pagamento em suaves prestações, preferiu o desgaste político temperado com mentiras, intransigências  e incoerências, o que só serviu para queimar ainda mais o seu filme com os servidores e com a comunidade escolar, já que até agora não conseguiu "assumir" o governo, uma vez que, mesmo depois de 8 meses de mandato, não fez nada em nossa cidade que justifique, "fechar o mês de julho com um déficit de 400 mil reais", conforme a mídia noticiou.

Agora, no final de agosto, depois se sentir pressionado, também, pelos alunos do CEJM, o prefeito teve que
ceder. É lógico que a proposta de  reajustar os nossos salários com 8 meses de atraso e pagar o retroativo em 3 parcelas, nos primeiros três meses do próximo ano, não era o que queríamos, até mesmo porque, além de nossas contas não "esperarem", quando estivermos recebendo em março a última parcela, um novo acordo coletivo já vai estar sendo discutido.

Se valeu a pena, valeu, embora tenhamos lutado demais por tão pouco, financeiramente. Mas a essas alturas, o que vale é a conquista de nossa dignidade. Dignidade não é algo que se ganha; é algo que se conquista. Enquanto o poder de fogo do "patrão" veio embebido de enganação, politicagem e covardia, apresentamo-nos com a força da conscientização política, fortalecidos pela nossa coragem, pela nossa resistência, enfim, pelo nossa demarcação territorial, mostrando quem somos nós e despertando muita gente que estava adormecida.

E o que vai ser de nós no próximo ano? Talvez será preciso questionar o que será deles no próximo ano, pois voltaremos mais revigorados, mais preparados para o próximo combate. Uma vez que a nossa operação tartaruga se encerra, cobraremos não só do executivo, como também do legislativo, que a deles seja encerrada, definitivamente, e comecem a trabalhar pelo bem comum, já que o povo confiou a eles esta missão, através do voto.

Com relação às primeiras pás de terra no mandato de Teófilo Tôrres, torço, sinceramente, para que as mesmas sejam jogadas para fora. A nossa cidade não suportaria mais quatro anos de retrocesso. A educação municipal, referência estadual, não pode sofrer nenhuma perda.

... Há que se cuidar do broto prá que a vida nos dê flor e fruto ...

segunda-feira, 19 de agosto de 2013


CIDADANIA, SIM!




Os manifestos que se alastraram por todo o país, quando o povo resolveu colocar para fora tudo aquilo que vinha sendo  reprimido, praticamente, de 20 anos para cá, se não serviu para que acontecessem mudanças radicais, pelo menos, está servindo para mostrar para os governantes que, chega, BASTA! Basta de corrupção, de impunidade, de indiferença à melhoria da qualidade da saúde, educação, transporte, segurança e moradia; que são as bases da sobrevivência humana.

Em Monlevade não poderia ser diferente. O povo foi às ruas manifestar toda a sua insatisfação com a política nacional, o que serviu de aprendizado para os protestos contra a política local. Devido ao fato de estarmos em "operação tartaruga" desde o dia 13 de maio, nós, professores, temos manifestado na porta da prefeitura, na câmara municipal, nas ruas e, ultimamente na AMEPI; numa tentativa de "desenhar" para administração municipal que se nega a negociar conosco, que não vamos voltar para a sala de aula de mãos vazias, não...

Mas, o manifesto que mais me emocionou foi o de sexta-feira, protagonizado pelos alunos do turno matutino do Centro Educacional: Eu estava chegando à escola, quando deparei com aquela turba ensurdecedora, aos gritos e apitos, dirigindo-se à prefeitura e, em seguida, à câmara Municipal, para protestarem em favor de um direito deles: Educação de Qualidade! Qualidade, sim; porque a partir do momento em que o tempo escolar é reduzido, logicamente que há uma queda substancial na qualidade do trabalho docente. E mesmo que não tenham feito o protesto em solidariedade à nossa causa e, sim, pelas complicações que a operação tartaruga pode trazer para a organização de sua vida escolar - como algumas pessoas alegam -  o manifesto deles não deixou de ser legítimo, de ter o seu valor. O que eles fizeram, vale mais que qualquer aula ministrada. Poderia, assim, dizer que neste dia eles trocaram de lugar com muito professor, dando uma verdadeira aula de cidadania.

E se algum dia, alguém não souber descrever o que aqueles bravos alunos sentiram, basta observar a foto acima. De maneira que o dia 16 de agosto seja registrado nas mentes do nosso povo e na história de nossa escola, o que se viu: Um verdadeiro exemplo de protagonismo juvenil, apontando para nós que ... "Verás que um filho teu não foge à luta." Jamais!


sexta-feira, 16 de agosto de 2013


ENTENDA O CASO...


Desde o dia 13 de maio, quando se iniciou a operação tartaruga na rede municipal de ensino, os professores, os alunos, pais e autoridades políticas de nossa cidade sabiam das sérias consequências que poderiam advir desse movimento. O prefeito, por sua vez, encastelado no paço municipal, confiou na blindagem da sua pessoa por seus assessores, preferindo, assim, apenas mandar recados sem procurar conhecer todo o cerne da questão. Mesmo, no seu momento de "fraqueza", quando aceita ouvir a comunidade escolar, tem manifestado  um total desconhecimento desde a sistemática funcional do magistério aos feed-backs que envolvem a "negociação?".

Recentemente, em 2 de julho, um casal de pais de alunos procurou o ministério público para fazer uma denúncia de que seus filhos estariam sendo prejudicados com tal movimento grevista. Atitude correta. O promotor encaminhou um ofício ao Prefeito, em 15 de julho, onde o mesmo "requisita informações sobre providências tomadas, até o momento, no âmbito administrativo ou judicial, para que as aulas voltem ao normal ..." O Prefeito, por desconhecê-las(?), passa o ofício para a assessoria jurídica que, por desconhecê-las(?), passa para a secretária de educação. A secretária de educação, por sua vez, encaminha um ofício ao promotor, em 19 de julho, relatando todos os prejuízos trazidos pelo movimento aos pais e alunos, informando que fez um calendário de reposição de aulas (?) para ser cumprido por aqueles que não aderissem ao movimento (?) e termina o ofício dizendo que: 
" É evidente a necessidade de que sejam adotadas medidas urgentes para resolver os impasse gerados pelo movimento grevista, para que se garanta aos alunos o direito à aprendizagem e aos cumprimento dos dias letivos e a carga horária anual estabelecida em lei.
A situação está insustentável, as famílias estão desorientadas e os alunos são os maiores prejudicados, estando com a vida escolar severamente comprometida.
... solicitamos e contamos com o apoio do ministério público para nos auxiliar a encaminhar a situação. "

Os diretores das escolas tomaram conhecimento do exposto acima no dia 14 de Agosto, através de uma reunião na SME, quando a secretária de educação determinou que, por ordem do senhor Prefeito, até o dia seguinte, fosse enviada a relação dos professores que optarem por continuar a operação tartaruga, para que sejam contratados novos professores para substituí-los.

Pois é, senhora secretária, é bastante louvável a sua preocupação com as consequências do movimento paredista como: comprometimento da aprendizagem, aumento do índice de evasão e repetência, risco de integridade física dos alunos, desmotivação e estresse dos alunos e familiares, queda do índice do IDEB, o não encerramento do ano letivo em 2013, dificuldade do ingresso dos alunos do 9º ano no ensino médio e atraso da entrada dos alunos do 6º ano, conforme se fez constar no citado ofício. Mas todo fogo deve ser contido no princípio do incêndio. O índice de destruição é proporcional ao tempo que se leva para começar a apagá um incêndio. Se não o fazemos em tempo hábil ... mas será que vocês também não sabiam disso? E, conforme a desembargadora lhe disse, naquela reunião do TRT, não teria sido melhor buscar o diálogo, a transparência, a negociação antes da imposição de regras? A autoestima e a valorização do professor não foi levada em conta. Elas foram trocadas pela intransigência, indiferença e ditadura.

Diante de tudo isso, a impressão que se tem é que, desde o princípio, a SME  esperava que o Ministério Público, aleatoriamente, nos obrigasse a retornar ou, até hoje, acreditava que nós poderíamos retornar a qualquer momento, movidos pelas constantes ameaças de nos substituírem e pelos cortes de nosso ponto. Como há atitudes que constituem Assédio Moral, até agora, não nos pediram nada por escrito, nem há dois meses atrás, nem atualmente, quando a ordem foi mais severa.

Já aconteceram duas reuniões conciliatórias no TRT, em Belo Horizonte, sem nenhum avanço, onde somente os servidores cederam. A terceira reunião, agendada pelo TRT, para dia 23/08, foi cancelada pela prefeitura, numa clara demonstração de quem não quer negociar. Pelo visto, teremos que ir para o Dissídio Coletivo, o que deve ser julgado dentro de aproximadamente um mês, aumentando ainda mais os dias letivos a serem repostos.

O prefeito continua alegando não ter condições de reajustar nossos salários, mas continua nomeando cargos comissionados e distribuindo gratificações para funcionários - basta ler as Portarias assinadas por ele. A receita do município continua crescendo, inclusive o FUNDEB (conforme quadro abaixo), de onde sai recursos para nos pagar.


A Câmara Municipal alega estar nos bastidores, intermediando, mas não entra em cena para ajudar a RESOLVER nada, aliás a maioria dos vereadores não sabe ou finge  não saber do que realmente se passa com os servidores da educação.

Assim sendo, os manifestos que estão acontecendo e que tem, sim, prejudicando o povo e que, às vezes, nos fazem sair do sério - e os outros também - tornam-se necessários, para que saia da inércia e se junte a nós, uma vez que a nossa luta é justa e legal. Não estamos pedindo nada além  do que é nosso direito: DIGNIDADE!

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A IMPRENSA TEM COR?

Um recado para o presidente da câmara
Marcelo Sputinick dando continuidade à reunião da câmara.


Quando se diz que a imprensa costuma ser tendenciosa e prestadora de um desserviço à comunidade, quando se atrela aos interesses da política local, costumam nos criticar. Por isso, transcrevo abaixo, parte da reportagem do Blog O Popular, sobre o tumulto da reunião da câmara de ontem, com devidas observações "esquecidas" pelo repórter Bell Silva:

... "A confusão começou no momento em que o vereador Belmar Diniz (PT) usava a Tribuna e pedia que os colegas não votassem nenhum projeto enviado pelo prefeito Teófilo Torres (PSDB), enquanto ele não concedesse o reajuste para os professores da rede Municipal de Ensino. Antes disso, Nasser já havia advertido o plenário quatro vezes, que se caso houvesse alguma manifestação, o que é proibido pelo regimento interno da Casa, ele iria suspender a sessão. Como não foi atendido, o edil foi obrigado a interromper a fala de Belmar Diniz e a reunião, suspensa por quinze minutos ...

É muito difícil estar alí  sem poder manifestar depois de ouvir certas asneiras como o vereador Fabrício dizer que soube por um professor que teve avanços na negociação(????); o Vanderlei dizer que tem feito todos os esforços necessários para interceder por nós; um presidente de partido dizer que seu partido orienta seus eleitos a representarem os anseios do povo. Por que pode-se aplaudir um homenageado e não se pode aplaudir um vereador que, numa demonstração legítima de representação do povo, chama a atenção de seus pares aos lembrar-lhes que eles são representantes do povo e não do prefeito?

... Que a Câmara Municipal é a “casa do povo”, isso não há dúvida, ninguém questiona, mas nem por isso dá o direito das pessoas faltarem com respeito com os parlamentares que estão ali nos representando, estejam eles nos agradando ou não, afinal, eles foram eleitos para representar a população e não uma pessoa, ou um grupo qualquer. Até na nossa casa temos que ter respeito e mostrar que somos civilizados.

Se o povo não pode protestar na "casa do povo", onde ele vai protestar se os objetivos da Tribuna Popular, criada em 1988, foram adulterados pela mesa diretora atual da câmara, à surdina? Aquele "grupo qualquer" a que você se refere é parte de 2.000 servidores, que estão sendo lesados pela administração atual, que se diz não ter dinheiro para reajustar seus salários, mas todos os dias incha a máquina administrativa com nomeações para cargos comissionados, conforme Portarias fixadas na sede do executivo, à mostra, inclusive para repórteres.

Os protestos são válidos dentro da normalidade, saiu disso vira bagunça e perde completamente a credibilidade e o apoio da população, prova disso, é o que vem ocorrendo na cidade com relação aos professores. Segundo informações, são mais de 650 servidores no município e desde as primeiras assembléias, apenas um número pequeno entre 100 a 130 pessoas estavam presentes.

Protestos normais é ficar calados, aceitando a omissão da maioria dos vereadores? Você já procurou saber quem tem mais credibilidade: Esta Câmara ou os professores? Todos os servidores são convocados para participarem das assembleias, onde todos tem direito a voz e voto. De forma que, aqueles que não comparecem às mesmas para defender as suas reivindicações e/ou ideias, automaticamente, estão delegando aos que se fazem presentes, plenos poderes para representá-los. A única vez que uma pequena maioria de servidores compareceu a uma assembleia do SINTRAMON, foi quando o seu atual patrão, ex-prefeito, mandou os detentores de cargos comissionados e demais chefias para a assembleia. Eles sim, eram a maioria ... 

Hoje nas manifestações, esse grupo foi reduzido ainda mais, não passando de 40 pessoas, entre professores e sindicalistas. O protesto é uma ótima ferramenta do cidadão, seja ele professor ou qualquer outro profissional, mas não podemos banalizá-la com atos grotescos e desrespeito, isso só faz com que a credibilidade do ato se perca. "

Você se engana, meu caro, o nosso grupo não é de 40 pessoas. Atualmente, este grupo é de um pouco mais de 30 mil pessoas, formado por servidores, familiares, alunos, pais e outras pessoas de bem, eleitores em sua maioria. Só nos falta poder de mobilização, uma vez que, ainda, boa parte deles ainda está adormecida ... 

Por fim, não queira desqualificar o nosso movimento. Isto, sim, é que faz com que as pessoas percam  a credibilidade na imprensa.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

OS BANANAS




Há um bom tempo arquivei esta foto histórica dos 9 edis monlevadenses, eleitos pelo povo, mas que como bem afirmou Belmar Diniz, aquele que não compactua com o plano diabólico dos nove, "pensam que foram eleitos pelo Teófilo Tôrres " e por isso, comem na mão do mesmo, fazendo o jogo do toma-lá-da-cá, muito comum naquelas cidadezinhas interioranas, onde ainda impera o coronelismo.

Até pensei que em pouco tempo, este grupo se desmembraria, uma vez que parte deles resolveria sair do armário e assumir o papel de legítimos representantes do povo. Ledo engano. O que pude ver, hoje naquela fatídica reunião da câmara, foi um bando de sanguessugas, demagogos e descompromissados com um verdadeiro projeto político para a nossa cidade. Só se prestam a homenagear autoridades com título de cidadania honorária, distribuir menções honrosas e votos de pesar de falecimentos, com a única intenção de autopromoção e politicagem.

Então, mais uma vez tive vergonha ... vergonha de estar ali naquela reunião; de ter que mostrar a minha indignação com a omissão dos mesmos; de ver que dois cidadãos comuns - e muitos outros - se sentiram obrigados a manifestar oralmente a sua indignação, o que é proibido pela CASA DO POVO, em defesa do povo; enfim, de estar ali de "pires na mão", mendigando apoio daquela casa para a causa do professor e ainda ter que ouvir  de alguns daqueles "bananas", que  estão sensibilizados com a nossa luta e tem intermediado junto ao prefeito para que se resolva o mais rápido possível uma pendenga que já dura 6 meses ... É demais para a minha humilde inteligência!

A única e última esperança que me resta neste momento é esperar que aqueles 9 vereadores levem a sério a proposta do vereador Belmar Diniz de "TRANCAR A PAUTA", ou seja, não votarem nenhum projeto do executivo antes de se discutir a dívida do reajuste salarial, que o prefeito tem com os servidores e que deve ser paga ainda neste ano e não no próximo ano, ano em que ele precisará do voto da população para eleger o seu irmão a deputado estadual. Somente assim, poderão se redimir, na tentativa de serem, pelo menos, respeitados como autoridade política de nossa cidade. Caso contrário, senhor presidente da câmara, as reuniões do legislativo só poderão acontecer na sua casa, a portas fechadas e guardada por força policial.

Maiores detalhes sórdidos da reunião de hoje, ficam por conta da imprensa local, para que ratifiquemos ou não a sua postura de quarto poder dentro da sociedade política; já que um deles - o legislativo - já está começando a abrir falência ...

Monlevade não merece isso. Os cidadãos monlevadenses não merecem isso!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

CURTÍSSIMAS...



MANIFESTO

Se o radialista Carlos Moreira, ontem, em seu programa na rádio cultura  teceu severas críticas ao manifesto dos professores, alegando que a população não pode ser prejudicada pelo fato de o prefeito "não poder reajustar os salários dos servidores", sobraram elogios feitos pelo Geraldo Espinhaço, 10 minutos depois, em seu programa da rádio comunicativa. O SINTRAMON, o grupo Transparência, professores, pais e alunos deverão dar continuidade ao movimento, amanhã, prometendo parar o trânsito até o dia em que o prefeito RESOLVER negociar. Se ontem, havia 40 pessoas, hoje tinha pelo menos 300.

OPERAÇÃO TARTARUGA:

Hoje, completaram 30 dias letivos a serem repostos na carga horária anual dos alunos. Enquanto a administração municipal faz de conta que não sabe contar, a comunidade escolar começa a se preocupar com o efeito cascata da operação: término do ano letivo em março/2014. Os alunos do 9º ano serão os maiores prejudicados, já que as aulas do ensino médio, possivelmente, iniciar-se-ão em 15 de Janeiro, por causa da Copa do Mundo. A estas alturas do campeonato, a torcida por uma greve no Estado é muito grande ... 

GUILHERME NASSER:

O Presidente da câmara, Guilherme Nasser, "sensibilizado" com o movimento paredista, chamou os professores para uma reunião, na tentativa de ajudar a resolver a nossa questão. A primeira pergunta proferida por ele foi: "O que está acontecendo, afinal de contas?". E quando foi questionado sobre a ausência do seu discurso (e prática!) na câmara, em defesa dos professores, como no mandato anterior, alegou que antes, quando era oposição, não tinha acesso às informações; e que agora ele a tem.
Só AGORA? Quando a esmola é muita ...

UM PESO E DUAS MEDIDAS:

Se no princípio da administração a secretária de educação bateu de frente com diversos professores, impedindo-os de reduzirem suas cargas horárias, agora, com o "bicho pegando", ela está aumentando a carga horária até de professor que está em ajuste funcional, mesmo sabendo que outro pode fazer o serviço dele. Cadê o tão propalado choque de gestão, através da desoneração da folha de pagamento?

ENQUANTO ISSO ...

A prefeitura teima em não demitir, aproximadamente, 110 funcionários já aposentados, para não ter que pagar a multa rescisória de 40% do FGTS. É bom lembrar que os anuênios pagos aos demais, a contribuição com FGTS e INSS economizados, já desoneraria bastante a folha de pagamento. Pelo contrário, a máquina continua sendo inchada através de novas nomeações e cargos comissionados. É também por isso, senhor prefeito, que, nós, professores municipais, não podemos aceitar reajuste de 0% em nossos salários ...

MATANDO A COBRA E...

Quem pensa que o Sinval é bobo, engana-se. Ele anda para cima e para baixo com uma máquina fotográfica, onde o mesmo vem registrando "as suas obras". Ninguém divulgou as fotos das árvores doentes do Areão, mas, com certeza, ele mesmo as fotografou antes de podá-las, sabendo que muito chumbo grosso viria ...


QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA:


Esta casa, situada à rua Miguel Arcanjo Machado, no bairro Nossa Senhora da Conceição, está abandonada há pelo menos 15 anos. Por isso, os pombos se alojaram na mesma, onde se reproduziram, trazendo diversos problemas para a vizinhança, dentre eles a possibilidade de transmissão de doenças. A forma mais comum de infecções causadas pelos pombos, é feita pelas vias respiratórias, através da inalação das fezes secas depositadas nos mais variados lugares, como em carros, chãos, janelas e calçadas. Porém outro modo de contaminação bastante comum é através do piolho dos pombos que podem cair sobre as  pessoas quando eles voam. 




quinta-feira, 8 de agosto de 2013


PROCURA-SE UM GESTOR



Ultimamente, tenho me reportado aos diversos conceitos e observações sobre a administração pública, para tentar entender o que pode passar pela cabeça de um sujeito que, da noite para o dia, sem nunca ter administrado nada e, principalmente, pensar que conhece a “coisa pública” e que, pelos braços de um povo desiludido com outro administrador, é levado ao cargo majoritário de um município.

Este cargo de liderança tem se tornado uma bomba prestes a explodir a qualquer momento, uma vez que a verdadeira forma de se tornar um bom líder, é fazer uma administração voltada para o bem coletivo, o que não temos visto até agora, uma vez que vários pactos umbilicais têm sido celebrados, onde as prioridades e os mais necessitados são excluídos.

Assim sendo, vai se vendo uma cidade totalmente desfigurada pela intransigência e incompetência de um administrador público que, aos poucos vai se rodeando de assessores e comissionados, premiando-os pelo apoio recebido durante o período de campanha, confirmando mais uma vez aquele conceito de que cargo de livre nomeação é uma forma que inventaram de impor à Administração Pública a presença de pessoas que não tiveram capacidade para passar em concurso público, nem a competência para ganhar uma eleição.

Desta forma, incha-se a máquina administrativa por causa dos apadrinhamentos políticos, na esperança de poder continuar fazendo besteiras com o aval dos protegidos, às custas de 0% de reajuste salarial.

Decididamente, a nossa cidade não poderia passar por mais esta ... o povo de Monlevade não merece passar por esta situação, embora ouçamos da boca de muitos a fatídica máxima de que “o povo tem o governo que merece”.

Se ser competente é acertar um alvo que ninguém acertou e ser administrador é acertar um alvo que ninguém viu, ficaremos a ver navios por muito tempo, aguardando o advento de um verdadeiro gestor, um verdadeiro líder que consiga colocar a nossa cidade nos trilhos ...

Atualmente, a minha frustração maior é a de ter acreditado que não haveria um sucessor pior que o antecessor. Ledo engano. E para minimizar esta dor, vou jogando pedras na esperança de que alguém as recolha e construa algo, que venha, de fato, atender aos anseios do povo, na tentativa de me redimir ... mas, como está difícil!


Finalmente, devo dizer que quem sabe faz a hora ... Vamos esperar acontecer o pior?

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

TIPO RÁDIO ...



Não sei se nos planos do atual prefeito, no que se refere a ouvir o povo, incluiu-se a questão do trânsito; até mesmo porque eu não fui procurado para falar e nem sei se seria ouvido, mas já há um bom tempo que a população vem pedindo aos prefeitos e até hoje, desde os dois últimos mandatos, nenhum prefeito teve a coragem(?) de fazê-lo: tornar mão única, para quem sobe para o bairro Santa Bárbara, a avenida Getúlio Vargas,  a partir do trevo da CVG .

A avenida Gentil Bicalho foi construída com duas vias, justamente, com o objetivo de desafogar o trânsito intenso da Getúlio Vargas, o que com o tempo tem aumentado substancialmente. É preciso que o poder público entenda que na extensão daquela avenida há casas comerciais, além de uma igreja evangélica, cujos clientes e fiéis, respectivamente, necessitam de estacionar seus veículos, o que,. constantemente, tem provocado engarrafamento do trânsito naquela avenida.

Aliás, o que se pode observar em nossa cidade, é a quantidade de obras que acabaram se tornando verdadeiros elefantes brancos e/ou caídas no esquecimento até que tais obras sejam depredadas ou usadas indevidamente. Assim, temos um terceiro cemitério e um parque ecológico (Areião), inclua-se a isso o Memorial do Aço, construídos pela metade, uma Internet Comunitária que não atende aos anseios da comunidade (Prandinet), uma Estação de Tratamento de Esgotos inaugurada que não funciona, bem como temos e temos a avenida Gentil Bicalho, que tem servido de estacionamento de caminhões. E se pesquisarmos vamos encontrar mais ...

De maneira que, estamos vivendo numa cidade onde, tudo que depende do poder público, nada funciona bem. As ruas estão cheias de buraco, mato, entulho e sujas, por quê? O trânsito em nossa cidade é caótico, por quê? 80% dos semáforos não funcionam, por quê? Está faltando atendimento médico em nossa cidade, por quê? A operação tartaruga na educação já vai fazer 3 meses, por quê? Já foram queimados 2 ônibus coletivos, por quê? As verbas deixadas pelo prefeito anterior não estão sendo utilizadas, por quê?

Respostas para estas perguntas são fáceis e só há uma. É porque, em nossa cidade, os poderes executivo e legislativo são "meia-bocas", NET (Não Está Trabalhando), ou seja, tipo rádio debaixo de um temporal ...

Onde estão os vereadores, que já deveriam ter tomado alguma providência, fazendo cumprir aquela lei que obriga o prefeito a dar continuidade à obra do seu antecessor? É sabido que a cidade está tendo que devolver verbas destinadas a obras públicas, porque passou do prazo de licitá-las ... Onde está o prefeito que prometeu RESOLVER muita coisa, mas que não está dando conta nem daquilo que não necessita de dinheiro e, sim, de arregaçar as mangas e ... TRABALHAR ... e fazer com que os seus assessores façam jus aos seus polpudos salários?