Translate

Siga o Leão...

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

O nível de credibilidade nos políticos vai de mal a pior. Triste constatação percebida, ainda mais, após um trabalho sobre consciência e participação política, coordenado por mim, junto a adolescentes na minha escola. Mais triste, foi o retorno a uma enquete, onde eu os perguntava sobre o que fariam se fossem eleitos: boa parte das respostas apontavam para a possibilidade de serem tão corruptos quanto a alguns que aí estão...
Diante do exposto, preocupa-me bastante com os rumos da política, independente de qualquer esfera. É preciso desmistificar a ideia de que todos os políticos são corruptos e que os mesmos não estão preocupados com o bem comum. Aliado a isso, vejo também a omissão dos pais, no sentido de aprofundar os conceitos de valores na educação familiar.
Por outro lado, é sabido que muitos políticos tem se profissionalizado não na arte de construir uma vida em sociedade e sim, na arte da malandragem, haja visto os escândalos na política atual e remanescente, traduzidos em politicagem e outros bichos mais.
No legislativo, no executivo, no judiciário e inclua-se toda a sociedade civil, há graves problemas mostrando a fragilidade ética da nossa cultura e do sistema, onde a corrupção acontece e é em grande parte tolerada.
Enquanto a punição de "alguns" funciona às vezes como um descarrego de consciência, resta-nos um desafio maior: formar a consciência ética para as relações em sociedade e estabelecer normas que defendam a prática da ética em todas as instâncias da política.
Agora, com relação à cabecinha de meus alunos, é só torcer para que eles não sejam entortados pela vida e que os mesmos encontrem, em breve, o elo de transformação perdido, fazendo com que a sociedade como um todo se reabilite. Apesar dos pesares, eu ainda acredito naquela luz no fim do túnel ... E você?